6 de abr. de 2013

Pastoral da Juventude discute maioridade penal

A redução da maioridade penal

Neste ano de 2013, durante o mês de abril, a redução da maioridade penal será o tema em destaque.  Historicamente, as pastorais reúnem jovens decididos a mudar a história e que sonham com  uma sociedade justa e igual combatendo com dureza todo o poder que gera opressão.

Em Guararema (SP) nossos jovens mantém acessa essa chama de dignidade e isonomia.
Um vídeo público, uma pequena homenagem aos jovens que fizeram e que fazem parte da Pastoral da Juventude de Guararema pode ser encontrada no youtube, publicado em 25/06/2012.

  
Abaixo, destacamos alguns trechos da mensagem que recebemos
da Pastoral Fé e Política Arquidiocese de São Paulo,
encaminhada por PFP ASP fe_epolitica@pastoralfp.com  
e gostaríamos de divulgá-la.

A Semana da Cidadania (SdC) ocorre todos os anos, desde 1996 durante os dias 14 a 21 de abril e enfatiza a dimensão sociopolítica como parte do processo de formação integral promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJMP e PJR), juntamente com os Centros e Institutos de Juventude, sendo uma de suas três Atividades Permanentes e atividade oficial da Igreja no Brasil.
  
[...] Com a proposta de lutar pela vida da juventude e enfatizar a necessidade deste diálogo, é que neste ano de 2013 a Semana da Cidadania abordará a temática “Juventude: vidas pela vida”inspirada pelo lema “Pastorais da Juventude contra a redução da maioridade penal”.

[...] neste ano em que a Campanha da Fraternidade trabalhou como tema: Fraternidade e Juventude queremos evidenciar ainda mais a defesa da vida, dizendo não à redução da maioridade penal, por entendermos que esta mudança na lei permitirá que mais vidas sejam comprometidas em sua formação integral.

A sociedade, por conta do aumento da participação de adolescentes e jovens em delitos e crimes noticiados diariamente acaba por acreditar que esta proposta responderá a este problema social.

Porém, entendemos que somente com a efetivação das políticas públicas, melhorias no acesso à educação, à saúde, ao emprego, ao lazer, etc, permitirão a mudança tão sonhada nos índices de criminalidade que envolve a juventude [...].

Autor/Fonte: Pastorais da Juventude do Brasil
AGB DINHO
twitter: @agbdinhopj  -  facebook: http://www.facebook.com.br/agbdinho


Minha fé é política porque ela não suporta
separação entre o corpo de Jesus e o corpo de um irmão.

Minha fé é política porque crê que
a economia pode mudar um dia e ser toda solidária

Minha fé é política porque acredito na juventude,
na sua força e inquietude, no seu poder de diferença.

Pastoral Fé e Política
Arquidiocese de São Paulo




Nenhum comentário: