10 de abr. de 2013

Empresas de pavimentação manipula licitações públicas

Foi notícia no Estadão on line:

Operação do Ministério Público, em 12 Estados do País,  apura desvios de dinheiro público, pagamento de propinas e superfaturamento; total de verba sob suspeita ultrapassaria R$ 1,1 bilhão.

Ministério Público investiga desvios em órgãos municipais e estaduais, pagamento de propinas, superfaturamento de produtos e serviços, utilização de empresas fantasmas, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, enriquecimento ilícito de agentes públicos e outros suspeitos, inclusive empresários.
Especificamente, no Estado de São Paulo, desde 2007, um grupo de empresas de pavimentação manipula licitações públicas em municípios do interior do Estado, simulando competição entre si para superfaturar as obras. 
"Os contratos suspeitos foram firmados com cerca de 80 prefeituras municipais e superam 1 R$ bilhão. Há indícios de que servidores e agentes públicos facilitaram a atuação da organização criminosa para desviar recursos municipais, estaduais e federais", informou em nota o MP de São Paulo. 
Os suspeitos devem responder pelos crimes de fraude à licitação, desvio de verbas publicas, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.

Nenhum comentário: