23 de mar. de 2013

Um microchip no gene do povo


A Corrupção é um problema endêmico neste país.

O empresário brasileiro Marcos Valério de Souza, acusado no processo 'mensalão', acusou o ex presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva de ser o maestro de toda a trama.
E o mundo todo sabe ( veja detalhes ).


Nota: A palavra mensalão, foi utilizada também na mídia internacional  acompanhada de uma pseudo-tradução. Em espanhol já foi traduzida como "mensalón" e em inglês como "big monthly allowance" (grande pagamento mensal) e "vote-buying" (compra de votos).

Este processo ("julgamento do século")  se tornou em um dos maiores escândalos de corrupção que abalou a toda América Latina.
(veja a lista dos mensaleiros).

Lula, que não estava entre os acusados, sempre negou ter conhecimento de que os membros de seu partido e as pessoas próximas ao governo estivessem envolvidas. Em meio ao escândalo, Lula ficou fora do processo e foi re-eleito em 2006.

E ainda, o carisma político de Lula ajudou a eleger a presidente Dilma Rousseff que, desde janeiro de 2011, já teve vários ministros suspeitos de irregularidades ou de conflito de interesse.
Paradoxalmente, em 2013,  João Paulo Cunha e José Genoino - condenados à prisão pelo Supremo Tribunal Federal no processo do Mensalão do PT - foram escolhidos para integrar a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. 
Nota: Os dois mensaleiros ainda são considerados inocentes pela justiça brasileira 
pois as sentenças não transitaram em julgado. 

É... neste jogo de interesses escusos, tanto no âmbito nacional, estadual ou municipal... a tática política é similar e o povo permanece omisso. 


... E até parece que a omissão é um “microchip” instalado no gene do povo brasileiro, conferindo passividade e ignorância no campo do exercício da cidadania.




Nenhum comentário: