23 de mar. de 2013

Tudo que ele toca... vira lixo.

REI MIDAS DO TERCEIRO MILÊNIO
Os países industrializados são os que mais produzem lixo. Muito se fala nas taxas de reuitlização de lixo sólido. Por exemplo, o Japão reutiliza 50% de seu lixo sólido, os Estados Unidos (EUA) recuperam 11% do lixo que produzem e a Europa Ocidental, 30%.
No Brasil, apesar da falta de dados concretos, a reutilização do lixo não ultrapassa os 5%. 

Agora, pense no percentual que não é reutilizado.
Posso fazer uma analogia com o Rei Midas da mitologia. A maldição deste "rei" atual é que tudo ele toca se transforma em lixo. Os rios viram esgotos, a atmosfera se transforma em gases tóxicos irrespiráveis, a chuva vira ácido etc.  
O lixo é Luxo!!!

E assim caminha, a passos largos... Porém, acredito que necessita, sobretudo, de ações dos gestores públicos para intervir nesta mudança de paradigmas referentes ao problema de lixo urbano.

Veja os dados do levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe):
  • cada brasileiro produz, em média cerca de 378 quilos de lixo por habitante por ano.
  • em 2010, o Brasil produziu cerca de 60,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU).
Nota: a produção anual de lixo em todo o planeta é de, aproximadamente, 400 milhões de toneladas.

Seriam necessárias ações multidisciplinares, a começar por programa de conscientização nas escolas e nos lares das famílias. Penso que necessitaria, inclusive, de um plano “major” e do total apoio de gestores.

O lixo e a certificação ISO 9001
A norma não contempla a adoção da coleta seletiva permanente nem mesmo a reciclagem. 
Genericamente, diz que durante a implementação e consolidação do Sistema da Qualidade ISO 9001, deve-se atentar para a minimização dos problemas causados pela geração do lixo.
Cabe aos gestores assumir um novo comportamento diante do ambiente, conservando-o o máximo possível como proposta de educação ambiental. Isto chama-se Responsabilidade Socio-ambiental.
Imagine: todo material reciclado poderia ser separado e destinado à cooperativas que daria a correta destinação aos resíduos industriais e sociais. Falo em Geração de Emprego.
É a “visão macro” do Sistema da Gestão da Qualidade que a ISO 9001 - em seus princípios 4 e 5 (Abordagem de Processo e Abordagem de Sistema para a Gestão, respectivamente).
Porém... talvez, necessitarão do CERTIFICADO da ISO 14000 para pensar mais amplamente no problema em questão (identificar, entender e gerir o sistema de processos inter-relacionados).

Mesmo assim, as normas ISO 9001 e ISO 14000, por si só, não satisfazem todas as necessidades do desenvolviemtno sustentável.

  • NBR ISO 9001 (pdf - cópia para treinamento - veja detalhes 
  • GESTÃO INTEGRADA DAS NORMAS ISO 14000 E ISO 9001 - veja detalhes


Nenhum comentário: